segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

III Intervenção: Trabalhando com Língua Portuguesa e Matemática

Nos reunimos mais uma vez para planejarmos as nossas ações na Escola Vilma Brito Sarmento. Segundo Libâneo (1994, p. 221): “o planejamento é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.” Esse momento de planejar as aulas é indispensável na construção desse processo, é nele que elaboramos uma metodologia de acordo com o objetivo a ser alcançado.
Após estarmos com o planejamento concluído e com as atividades prontas, fomos realizar nossa intervenção nos dias 22 e 23 de Novembro. Trabalhamos com o texto dos autores Mary França e Eliardo França, intitulado de "A Galinha Choca", escolhemos essa história porque ela nos dar subsídios para trabalharmos com a interpretação de texto e com os numerais.
O momento de explicar as operações matemáticas para os alunos foi o mais significativo nessa intervenção, para isso fizemos uso de cartelas de ovos. O uso desse objeto concreto como método de ensino foi de extrema importância, pois facilita a aprendizagem das operações matemáticas. Segundo as teorias cognitivas de Piaget a criança desenvolve melhor o seu aprendizado quando este é iniciado do concreto para o abstrato.

Cada intervenção que faço é uma aprendizagem e um novo desafio que busco superar. Está no chão da escola não é fácil e isso me faz querer buscar novas possibilidades para contribuir na aprendizagem dos alunos. No livro Pedagogia da Autonomia, Freire (1996, p. 23) afirma que: “quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Quem ensina, ensina alguma coisa a alguém.” Acredito que quem faz o professor são os alunos e no espaço escolar existe uma troca de saberes e eu tenho aprendido muito com essas crianças, por elas serem críticas apesar da pouca idade e por estarem levantando questionamentos nas nossas ações. Concluir mais um trabalho com excelência é gratificante e dar uma sensação de dever cumprido e não há nada mais recompensador que isso.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa / São Paulo: paz e terra, 1996 (coleção leitura).
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário