quinta-feira, 11 de maio de 2017

Observação: turma do 2º ano do fundamental

Mais um ano letivo se inicia e com ele chega o momento de darmos início as nossas ações na Escola Vilma Brito Sarmento. Durante este ano, iremos desenvolver as intervenções na sala da professora Josiene com a turma do 2º Ano do Ensino Fundamental I. Antes de realizarmos o diagnóstico e as intervenções fizemos uma observação nos dias 27 e 28 de Março de 2017 para conhecermos a turma.
No primeiro dia de observação estavam presentes dezessete alunos e no segundo dia vinte e dois. Em geral, os alunos participaram da aula, desenvolvendo as atividades propostas. Percebi que alguns estão em níveis mais avançados que outros. Durante os dois dias de observação, o comportamento de uma aluna me chamou atenção, ela aparenta possuir algum tipo de necessidades especiais. Notei que enquanto a professora explicava as atividades ela se dispersava e ficava olhando para alguns pontos da sala e para os colegas. Após a aula, a professora nos relatou que essa aluna tem necessidades especiais, porém, ainda não tem uma cuidadora, porque a família está tentando conseguir um laudo médico.
Nessa observação percebemos que a professora segue uma rotina nas aulas, ela começa com a oração, em seguida faz a chamada, distribui os crachás com os nomes dos alunos, faz a leitura de uma história e em seguida a leitura do alfabeto, e dá continuidade à aula com as atividades planejadas para o dia. Manter a rotina na escola é imprescindível para o desenvolvimento das aulas, conforme Leal (2004, p. 02) “As crianças aprendem, através dessas rotinas, a prever o que fará na escola e a organizar-se. Por outro lado, a existência dessas rotinas possibilita ao professor distribuir com maior facilidade as atividades que ele considera importantes para a construção dos conhecimentos em determinado período, facilitando o planejamento diário das atividades didáticas”.
Na realização das atividades, notamos que a professora passa de mesa em mesa, ensinando os alunos, tirando as dúvidas e fazendo as devidas correções. Esse trabalho de instruir cada aluno é uma tarefa que exige tempo e é um momento muito importante para o aprendizado, considerando que os alunos ainda estão em fase de alfabetização e precisam dessa atenção mais individualizada.
Essa observação foi um momento de fundamental importância para compreendermos como ocorre o desenvolvimento das aulas sem a nossa participação. Dessa forma, paramos para refletirmos os desafios da gestão de classe, o tempo de desenvolvimentos das atividades com alunos de 2º Ano e como teremos um controle da turma ao longo das nossas ações.

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