quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Formas geométricas

Antes de adentrarmos a sala de aula é preciso pensar e planejar a nossa ação, conforme evidencia Padilha (2001), planejar o que será feito no decorrer da aula pode evitar a improvisação por parte do professor, além de estabelecer caminhos que vão servir para nortear as suas ações em sala de aula. Para tanto, nos reunimos e expomos as nossas ideias ao grupo e decidimos fazer uma intervenção em que pudéssemos trabalhar com Língua Portuguesa e Matemática.
Fizemos um levantamento dos conteúdos a serem abordados e os materiais que poderíamos utilizar. No primeiro dia, iniciamos o assunto levantando os conhecimentos prévios dos alunos e pedindo que eles nos dissessem o que sabiam sobre as formas geométricas. Fizemos toda explicação do conteúdo e apresentamos as formas geométricas espaciais.
 Para trabalharmos com a junção Língua Portuguesa e Matemática, escolhemos um texto das autoras Liliana e Michele Lacocca. Após a leitura e discussão do texto, fizemos todo o processo com a palavra geradora e por fim aplicamos as atividades. Na realização da mesma, alguns alunos tiveram dificuldades em grafar determinadas palavras.
No ultimo dia de intervenção, escolhemos fazer maquetes para que os alunos pudessem ter um contato direto com as formas geométricas estudadas nos dias anteriores. Depois da confecção, os alunos as apresentaram para os colegas de outra turma.
Por fim, a escrita deste relato é essencial para refletirmos sobre as nossas ações. De acordo com Pérez Gómez (1995), a reflexão sobre a ação ajuda o profissional a progredir no seu desenvolvimento e a construir a sua forma pessoal de conhecer, ou seja, trata-se de olhar retrospectivamente para a ação e refletir sobre a mesma no intuito de melhorá-la.

REFERÊNCIAS

PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o Programa Político Pedagógico da escola. 4ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2001.

PÉREZ GÓMEZ, Angel. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, Antônio. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995, p. 93-114.

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