Antes
de darmos inicio as nossas ações na escola, nos reunimos para planejarmos,
considerando que “o planejamento educacional é da maior importância e implica
enorme complexidade, justamente por estar em pauta a formação do ser humano”
(LIBÂNEO, 1992, p.15), dessa forma, através das reuniões semanais decidimos a melhor maneira de aplicar a ação.
Depois
de expor e discutir nossas ideias com a coordenadora, a professora supervisora
e com os demais colegas, nós decidimos trabalhar
com o gênero textual poema, e nos dias 6 e 7 de Junho realizamos a intervenção.
Na realização da atividade do primeiro dia, a respeito do desenvolvimento dos
alunos, notei que alguns apresentaram um pouco de dificuldade na escrita de
determinadas palavras, entretanto, uma grande parte não teve dificuldades e
demonstraram avanços consideráveis, tendo em vista o desempenho apresentado no
diagnóstico que fizemos anteriormente, isso se deve ao trabalho de excelência
feito pela professora regente.
No
segundo dia, após a revisão do que foi estudado no dia anterior, iniciamos
trabalhando com a palavra geradora PASSARINHO. Fizemos todas as etapas do
método sociolinguístico e partimos para a atividade. No intuito de intensificar
a escrita dos alunos, propomos uma atividade em grupo, onde cada criança teve a
oportunidade de transcrever um trecho do poema “Leilão de jardim”. Depois de
transcrição eles desenharam no cartaz figuras que eram citadas no poema.
Ao
final de mais uma intervenção, paro para analisá-la, desde a sua construção
com o planejamento até a concretização da mesma, e percebo que estou me capacitando e evoluindo consideravelmente na relação teoria-prática.
REFERÊNCIAS
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo, Cortez, 1992.
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